Há 110 anos nascia Vitório Traiano

Há 110 anos, dia 20 de outubro de 1910, nascia, em Garibaldi (RS), Vitório Traiano. Em 1948 ele mudou para a Vila Marrecas, atual Francisco Beltrão. Trabalhou em posto de gasolina, teve restaurante, conversava com todo mundo, era a pessoa mais bem informada da cidade, tanto que o conheciam por Repórter Esso.

Veio no tempo que os negócios eram feitos só na palavra. “Cheguei em casa, a mulher disse e a escritura? Eu disse má que escritura? Não tinha nada de escritura aqui”, ele contou à revista Gente do Sul, edição de novembro de 1996. E mais: “O Faedo não aceitou. O Faedo olhou, olhou e disse não. Daí fez o contrato de punho, num papel de embrulho. Acreditava mais na escrita dele do que batido na máquina”.

Vitório Traiano era casado com Vitalina Dalagnol Triano e teve nove filhos. O antepenúltimo, nascido em Francisco Beltrão, é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.

Ele faleceu dia 22 de agosto de 2002. Seu nome está no Contorno Leste: Rodovia Vitório Traiano.

Uma das últimas fotos de Vitório Traiano, no dia que ele foi entrevistado, com imagens, para o Departamento de Cultura. Na foto, Vitório ao lado da esposa Vitalina, a diretora de Cultura Tânia Penso Ghedin, o jornalista Ivo Pegoraro e o maior estudioso e intelectual beltronense, Jorge Baleeiro de Lacerda.

 

Créditos: Ivo Pegoraro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *