Traiano recebe levantamento ecológico-econômico do litoral

O Paraná tomou a dianteira na complexa questão de conciliar ecológica com exploração econômica. Um decreto, assinado pelo governador Beto Richa, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral caracteriza esse avanço. Nesta terça-feira (13), o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu das mãos secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, e do diretor do Instituto de Terras e Cartografia, o levantamento técnico-científico, de 350 páginas, estabelece diretrizes equilibrar questões de ordem social, econômica e ambiental.

Traiano destacou a importância da iniciativa para garantir que o litoral do Paraná seja preservado e seus recursos explorados de forma a respeitar todas as regras ambientais. “O zoneamento indica as áreas passíveis de empreendimentos e atividade urbana e assegura que 85% de toda a região sejam preservados. O Paraná está provando que é possível conciliar desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do ambiente”, afirmou.

De acordo com Antonio Carlos Bonetti, a intenção é que, em breve, o Estado publique o ZEE de outras regiões do Estado. O estudo já está sendo executado e deve ficar pronto no início do próximo ano. “O estudo do Litoral, o conhecimento adquirido por meio de técnicos da Sema, do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências) e de outras secretarias, serve de base do projeto para todo Estado”, disse.

Amilcar Cavalcante Cabral, do Instituto de Terras Cartografia e Geociências, destacou que o levantamento foi uma obra “que envolveu 23 instituições do Estado e vai se tornar um guia seguro para indicar o que é possível, e o que não é, para cada área do litoral do Estado. É um trabalho muito importante, que vai balizar as atividades das próximas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *