0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

Boa formação, Bons políticos Por Ademar Traiano | 03/07/2023

Compartilhe nas redes sociais

Parlamento Universitário é uma iniciativa educacional da Assembleia
Legislativa que contribui para formar lideranças políticas do Paraná

                                                                                                         Ademar Traiano
                                           Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Dentre as atribuições não-formais da Assembleia Legislativa do Paraná há uma que tem importante papel na formação política das gerações que vão nos representar no futuro: o Parlamento Universitário. A iniciativa, em sua quinta edição neste ano, permite que estudantes universitários tenham contato prático com as atividades desenvolvidas pelos parlamentares em sua rotina diária de trabalho.

Tenho especial apreço a este projeto por sua relevância e atualidade. O Brasil e o mundo vivem um período de grande intensidade política, com enormes desafios pós-pandemia – na economia, nas relações sociais, na geopolítica. É uma realidade que requer trabalho dobrado, talento multiplicado, experiência acumulada e extrema dedicação. Nada disso se reúne em pouco tempo. Ao
contrário, leva-se tempo para formar bons líderes, empreendedores e visionários.
Por isso, a Assembleia mantém ativa a Escola do Legislativo, que coordena o projeto Parlamento Universitário, com dois objetivos que se complementam: despertar nos jovens o interesse pela carreira política; e garimpar talentos que tenham potencial para se transformarem em futuros líderes. E, a seguir, aperfeiçoá-los para o exercício da atividade política e, por extensão, da gestão pública do Paraná e do Brasil.
A política é essencial numa democracia e, ao contrário do que muita gente prega, precisamos profissionalizar quem a exerce. Afinal, como em qualquer
outra atividade, quanto mais preparadas estiverem as pessoas maiores as chances de executarem bem suas responsabilidades. Negar aos jovens essa possibilidade seria uma omissão imperdoável e traria reflexos negativos para a sociedade no longo prazo.

O Parlamento Universitário reúne estudantes das universidades públicas e privadas do Paraná, que durante duas semanas participam de atividades que simulam o funcionamento pleno da Assembleia. Os participantes são divididos em bancadas partidárias, integram as comissões temáticas, apresentam e votam projetos de leis. É uma experiência que agrega valores tangíveis e intangíveis ao conhecimento adquirido em sala de aula nas universidades.
Se quisermos – e por certo queremos – construir um futuro melhor para o Paraná, precisamos de políticos vocacionados, talentosos e preparados para esta que é uma missão superior: representar os paranaenses e decidir em nome deles.