0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

“Lula e seu bordão profético”, por Ademar Traiano Por Ademar Traiano | 08/03/2017

Compartilhe nas redes sociais

“Nunca antes na história deste país”, o bordão com que o ex-presidente Lula bravateava feitos imaginários, em seus inumeráveis discursos, se tornou algo sinistramente profético. O que os brasileiros sentem hoje na pele – a renda que encolheu e os empregos viraram pó – é algo que realmente nunca se viu na história deste país.

Desde 1901, 116 anos atrás, quando começamos a produzir estatísticas para mensurar o desempenho da economia, nunca se registrou um desastre igual. Mais de 7% de recessão em dois anos. A renda média per capita dos brasileiros despencou 9,1%.

A economia encolheu 3,6% em 2016. Isso depois de retrair 3,8% em 2015. Vivemos, sob qualquer ponto de vista, a recessão mais profunda da história. Para um país que precisa tanto avançar, tem tantas demandas a atender, é uma tragédia. O Jornal Nacional fez um resumo assustador. Confira:

“Em 2016, os ponteiros da economia giraram para trás. É como se o país tivesse voltado no tempo. No último trimestre de 2016, a economia recuou para o mesmo nível de 2010. No calendário econômico é como se 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 não tivessem existido. Em 2016, a vida de muitos brasileiros regrediu, piorou”.

A crise, iniciada por Lula, que começou a minar o equilíbrio fiscal, atingiu o paroxismo, com os delírios econômicos de Dilma Rousseff. A conta está sendo paga por Temer que ainda não conseguiu reverter um desastre que vinha sendo criado desde 2003.

Apesar disso, sempre crentes que podem apostar na falta de memória do povo brasileiro, o PT e suas forças auxiliares, tentam virar o jogo. Teria sido o atual governo, com suas políticas de austeridade fiscal quem provocou a crise…

A crise decorre irresponsabilidade criminosa vivida nos anos do PT. O Brasil ainda vai pagar a conta dessas bravatas por muito tempo.

*Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente do PSDB do Paraná