0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

O Legislativo pode ajudar mais o Brasil Por Ademar Traiano | 10/10/2016

Compartilhe nas redes sociais

A Assembleia Legislativa do Paraná está ousando para aproximar o Legislativo da população e prestar serviços à comunidade.

Nosso programa com resultados mais surpreendentes foi o “Assembleia no Enem”, lançado em 2015, para ajudar estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. A ideia é ajudar no acesso à universidade dos alunos da rede pública.

Em 2015, o “Assembleia no Enem” ministrou 367 aulas para estudantes do Enem pela TV Assembleia e 2 “aulões” no plenário da própria Assembleia e em 132 colégios públicos. Este ano ainda fizemos um concurso de redação com 50 mil estudantes. As melhores serão premiadas.

Matéria da Folha de S. Paulo, do último dia 5, mostra que mais da metade das escolas do país piorou sua nota no Enem em 2015. O Paraná, em contrapartida, conseguiu a melhor posição, suplantando Estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Essa conquista foi obtida praticamente a custo zero. Usamos espaços e equipamentos que já pertencem ao Legislativo, como a TV Assembleia, o plenário que virou sala de aula, além de uma parceria sem custos com o Grupo Eureka e a Uninter.

Especialistas atestam que o programa da Assembleia (mais o investimento do governo do Estado em educação) foi decisivo para colocar nossa rede pública no topo do ranking do Enem.

É evidente que atuar bem na feitura de leis é a função básica de uma Assembleia, mas ela também pode ajudar o país de outras formas.