0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

Política e cidadania Por Ademar Traiano | 13/09/2018

Compartilhe nas redes sociais

Nos últimos quatro anos, período em que comandei a Assembleia Legislativa do Paraná, assumi, com minha equipe, um objetivo central. Nosso alvo foi abrir as portas da Assembleia e franqueá-la ao cidadão em especial aos jovens. Seguimos essa meta à risca e posso, hoje, numa rápida prestação de contas, assegurar que os resultados superaram nossas melhores expectativas.

Em quatro anos, reunimos, no Plenário da Assembleia, 2,5 mil alunos em 4 aulões do Enem. 50 mil estudantes participaram do concurso de redação no programa Assembleia no Enem e 5 mil alunos de 200 escolas participaram do programa Geração Atitude. 2,2 mil estudantes se inscreveram no projeto Parlamento Universitário. Nossa Assembleia foi visitada por 10 mil estudantes em visitas guiadas.

Posso garantir, sem medo de errar, que nenhum Legislativo do Brasil praticou tamanha abertura, investiu tanto na transparência e lutou tanto para se aproximar do cidadão. Nosso alvo principal foi o jovem, a quem está destinado o comando do futuro.

Existe hoje um clamor por renovação na política e essa demanda somente será atendida se conseguirmos motivar o jovem a trazer para a política a força do seu idealismo. Torço para que os melhores deles possam conhecer e se apaixonar pela vida pública.

Apesar de não ser esse o nosso objetivo, quando resolvemos abrir as portas da Assembleia, esse esforço, que envolveu toda a equipe da Casa, foi recompensado com prêmios nacionais que deixaram gratos e formaram um indicativo de que trilhamos o caminho certo.

Só no ano passado, quatro projetos da Assembleia do Paraná receberam prêmios e menções honrosas importantíssimas. Todos os prêmios e menções honrosas em certames importantes foram concedidos com base na aproximação bem sucedida do Legislativo do Paraná do cidadão e de seu dia a dia.

Vencemos o “Prêmio Boas Práticas Eleitorais”. Concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que premiou as reportagens e entrevistas realizadas pela TV Assembleia, sobre o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico. Uma prestação de serviços ao Tribunal Regional Eleitoral e ao cidadão.

O projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia, recebeu o Prêmio CNMP do Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público em Brasília. Ele foi classificado na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país.

O Parlamento Universitário, desenvolvido pela Alep, recebeu o III Prêmio Cultural ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na categoria Comunidade. A iniciativa, foi premiada como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro.

O aplicativo de celular “Agora é Lei no Paraná”, criado pela equipe de comunicação da Assembleia, foi classificado no ‘Prêmio e-Gov’, do Ministério do Planejamento e Abep, o mais importante reconhecimento do país a projetos e soluções de governo eletrônico.

O Agora é Lei é a melhor tradução do laço positivo que pode haver entre a política e a sociedade. Foi desenvolvido a custo zero. Revela o papel dos deputados na defesa do cidadão. Reúne mais de 300 leis estaduais de interesse direto do consumidor que podem ser consultadas a qualquer momento para que o consumidor faça valer seus direitos.

A política não pode, nem deve, ser algo distante da vida do cidadão. A Assembleia do Paraná vem buscando caminhos para ligar o Legislativo da vida cotidiano do cidadão e de suas lutas. O reconhecimento que obtivemos, sugerem que trilhamos um bom caminho.

Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do PSDB do Paraná