Aconteceu ontem em Curitiba uma reunião relacionada à viabilização do serviço de radioterapia no Centro de Oncologia (Ceonc) de Francisco Beltrão.
O benefício é aguardado com muita expectativa pela população de Beltrão e da região. Atualmente os pacientes que necessitam deste tratamento precisam se deslocar para Cascavel ou outros centros.
Participaram o prefeito Cleber Fontana (PSDB de Beltrão), os deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB, presidente da Assembleia Legislativa) e Wilmar Reichembach (PSC), o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, o diretor da secretaria, Sezifredo Alves Paz, o superintendente de gestão de sistemas de saúde, Paulo Almeida, o prefeito Cezar Bueno (PSDB de Bom Jesus do Sul, presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste), o diretor administrativo do Ceonc, Paulo Ferri, e a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos.
Para o prefeito Cleber, “o momento é de grande união de forças políticas, da Prefeitura, 8ª Regional de Saúde, Ceonc e os deputados Traiano e Reichembach para viabilizar o pleito; somente desta forma este sonho vai se tornar realidade”, comentou. Cleber lembra que o processo “é complexo, e já está em tramitação há vários anos.”
São necessárias várias ações, principalmente o apoio financeiro do Estado para a manutenção do serviço e o credenciamento no Ministério da Saúde. Neste caso, o processo já se encontra bastante avançado.
“O importante é que a mobilização está sendo retomada e vamos lutar intensamente em torno de viabilizar este serviço, pois não podemos mais continuar dependendo de deslocamento para outras regiões para realizar o tratamento”, concluiu o prefeito Cleber Fontana.
O Ceonc começou a se viabilzar em Francisco Beltrão na década passada, no primeira gestão do prefeito Vilmar Cordasso (2001-2004).
Reunião também debate investimento para o CRE
A reunião das lideranças regionais ontem na Secretaria Estadual da Saúde também se debateu sobre investimentos para o CRE (Centro Regional de Especialidades), no Bairro Água Branca. O órgão atende pacientes dos 27 municípios da microrregião. Levantamento aponta a necessidade de aumento de investimentos do Governo do Estado para o seu custeio, bem como a viabilização de equipamentos e mobiliários que ainda faltam.
No dia 2 de junho será realizado um evento na sede do CRE para que as lideranças da região tenham conhecimento dos serviços prestados pelo órgão e os investimentos necessários para o pleno funcionamento. Participarão prefeitos, vereadores, secretários de saúde, os deputados Ademar Traiano (PSDB) e Wilmar Reichembach (PSC), além de dirigentes da Secretaria Estadual da Saúde.