O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou hoje (27), com o governador Beto Richa, prefeitos e deputados, da entrega de 466 viaturas para polícias e bombeiros que vão beneficiar todos os municípios do Paraná. A entrega foi do primeiro lote de 1100 viaturas que representam um investimento em segurança pública de mais de R$ 100 milhões. Para Traiano, “esta entrega de viaturas faz parte de um programa de governo. Todas essas ações são fruto de uma ação conjunta do governo Beto Richa e de sua base de apoio. O mérito desses resultados é do governador. Este é um investimento forte em segurança pública atendendo a um clamor da população. A entrega de viaturas representa mais uma demonstração prática do quanto o Paraná se distanciou dos demais estados que vivem situação financeira calamitosa”.
O governador Beto Richa também enfatizou a diferença da situação vivida pelo Paraná em relação aos outros estados e destacou a coragem dos deputados que apoiaram o governo. “Que outro estado está fazendo isso?”, questionou, lembrando que o Paraná faz fortes investimentos em setores essenciais enquanto outros estados não conseguem bancar salários e pagar fornecedores.
As viaturas serão distribuídas por todo o interior, seguindo um plano estratégico traçado pela Secretaria de Segurança. Em agosto o Estado entrega um segundo lote de veículos. Em julho, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, serão entregues mais 357 veículos às polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. O restante dependerá das montadoras, de acordo com o governo.
Desde 2011, o governo do Paraná comprou três mil viaturas e mil pistolas Glock 9 mm (austríacas, as mesmas usadas pelo FBI) e contratou 11 mil policiais. O investimento em segurança e políticas de inteligência tem produzido bons resultados. O Paraná reduziu a taxa de homicídios em 23,4%, segundo o Atlas da Violência.